quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Trabalho com o livro "As 14 pérolas da Índia" - turma B34

O conto "A esperteza da morte" foi trabalhado pelos alunos Guilherme, Bianca, Ezequiel e NicollyO grupo de alunos fez o resumo ilustrado da história e também um vídeo com imagens indianas (incluindo a de Yama, o deus da morte).
Confiram os trabalhos do criativo grupo:



________________________________________________________________
O conto "O palácio e a pousada" foi trabalhado pelas alunas Maria Eduarda e Larissa. As alunas fizeram o resumo ilustrado da história. Olhem só o trabalho da dupla:
 
________________________________________________________________
O conto "Mara, o deus da mentira" foi trabalhado pelas alunas Chayanne e Pâmela. As alunas fizeram o resumo ilustrado da história. Vejam:


 


________________________________________________________________
O conto "O mestre, o aluno e o elefante" foi trabalhado pelas alunas Thafani e Jaqueline. As duas fizeram uma história ilustrada sobre o conto:
















________________________________________________________________
O conto "O caminho da felicidade" foi trabalhado pelo aluno Ricardo, que fez o resumo ilustrado da história:

________________________________________________________________
O conto "A rã do poço" foi trabalhado pelos aluno Marcelo, Leonardo Gomes Floriano e Cristian Vargas, que fizeram o resumo ilustrado da história:

________________________________________________________________
O conto "A sabedoria do buda" foi trabalhado pelo aluno Wallisson, que fez o resumo da história:

________________________________________________________________
O conto "esperteza da morte" foi trabalhado também pelo aluno Leonardo Torres, que fez o desenho da história:

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Outras contribuições ao trabalho

Aqui ficarão algumas contribuições para enriquecer nosso conhecimento sobre as culturas indianas e judaicas.
O aluno que quiser compartilhar algo dessas culturas com os colegas pode enviar para o e-mail das turmas:
b30tarde@gmail.com
_______________________________________________________________

Curiosidades da Índia
A aluna Bianca da turma B34 enviou o vídeo de uma música indiana bem legal!
A música se chama Salaam e Ishq e é trilha sonora do filme indiano traduzido para o português como Saudações do amor. Alguém já assistiu ao filme?
Curtam o vídeo:

Outra contribuição da Bianca: No jogo Minecraft construíram um Taj Mahal.


Pesquisa sobre a cultura judaica - turma B33





Pesquisa feita pela turma B33 sobre cultura judaica e outros elementos necessários para a leitura do livro As 14 pérolas da sabedoria judaica, de Ilan Brenman. Na próxima semana, os alunos irão trabalhar diretamente com os contos do livro.
______________________________________________________________




Chelm é uma cidade polonesa.




Varsóvia é a maior cidade da Polônia.






Rabino é um sacerdote que recebeu uma formação teologica-judaica.







(Trabalho de Bruna Vitória, Thalita e Milena)

FILOSOFIA
Filosofia é o estudo de conhecimentos da verdade valores morais e estéticos é uma palavra grega que significa amor e sabedoria.
Filosofo palavra que que é um indivíduo o conhecimento de si mesmo sem um a visão pragmática é movido de curiosidades e sobre fundamentos da realidade.
SAPIÊNCIA
Geralmente é definida como sabedoria, e também tem a capacidade de um organsimo ou entidade para agir segundo o julgamento. O julgamento é uma capacidade mental que pode se constitui numa forma particular ou pode sde considerar numa capacidade adicional a cima da inteligencia tambem com suas proprias propriedades.
(Trabalho de Stefani Soares e Stheffany Cardoso)


BOBOS  DA CORTE 



Principalmente nos séculos XIV e XV, o bobo fazia parte do grupo de artistas sustentados pelas cortes, junto com pintores, músicos e poetas. Tudo indica que eram os melhores comediantes da sua época, a Idade Média.

Ao contrário do que muita gente pensa, esses plebeus pagos para entreter a nobreza e a realeza não eram loucos, nem faziam parte do time de vítimas de deformidades físicas, como corcundas e anões, que muitas cortes adotavam como circo particular. "Os bobos da corte não eram nada bobos. Eles possuíam várias habilidades: versejavam, faziam malabarismos e mímica. Eram, principalmente, gente com talento, sabedoria e sensibilidade para divertir os outros", afirma o historiador Nachman Falbel, da USP.


ALGUNS MANDAMENTOS POSITIVOS DOS JUDEUS

A unidade de Deus
O amor de Deus
O temor de Deus
A adoração a Deus
Os sacrifícios a Deus Jurar pelo nome de Deus
Andar nos caminhos de Deus
Santificar o nome de Deus
ALGUNS MANDAMENTOS NEGATIVOS DO JUDAÍSMO
Crer ou atribuir algo à deidades e não à Ele
Fazer imagens com propósito de adoração
Fazer ídolos para outros adorarem
Fazer figuras humanas
Adorar ídolos
(Trabalho de Jefferson e Pablo)

A CIDADE DE TÂNGER

A cidade de Tânger é localizada em Marrocos, a região deles era Tanger-Tetuão, no começo do Atlântica no nordeste da África, é habitada por 669.680 habitantantes.


(Trabalho de Bryan, Erik Eduardo e Izac)
Shabat
O nome do sétimo dia da semana é derivado do hebraico - Shabat - que significa simplesmente "cessar de trabalhar". O Shabat não é somente um dia de descanso: é um dia de santidade, quando as pessoas podem, por um curto período de tempo, deixar de lado suas preocupações e objetivos materiais da vida, e devotar-se para a renovação espiritual e para a atividade religiosa.
É proibido no Shabat fazer festa, por exemplo:





com narguilé


com jogos de xadrez

com bandir.

(Trabalho de Anthoni, Douglas e Erick Rodrigo)

RABINO
Rabino dentro do judaísmo significa"professor, mestre" ou literalmente "grande". A Palavra rabbi (meu mestre). Ele que aplica o ensinamento do judaísmo.O Rabino é um sacerdote.Rabino é um título para distinguir aquele que ensina.

O significado de shabat shalom é a compreensão hebraica de saúde total.
(Trabalho de Kevin)

Bagdá, califa e bobo da corte
A cidade de Bagdá fica no Iraque.





Mesquita Moab







Califa  era o governante de um território no Império Otomano. 












Bobo da corte, bufão, bufo ou simplesmente bobo é o nome pelo qual era chamado o funcionário que divertia o rei e a rainha.



(Trabalho de Cláudio, Gabriel, Jonathan e Patrick)


RABINO significa um mestre, uma pessoa grande, um professor. É palavra antiga do testamento hebraico.
(Trabalho de Nikolas)

Fontes de pesquisa usadas pelos alunos (todas acessadas em 10 de outubro de 2012):
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-eram-os-bobos-da-corte
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/bagda.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bagd%C3%A1
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/califa.htm
http://gramadosite.com.br/cultura/cronicas/david/id:11819
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shalom
http://www.dicionarioinformal.com.br/rabino/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Che%C5%82m
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vars%C3%B3via
http://israelitas.com.br/estudos/estudosVer.php?id=45
http://www.teuministerio.com.br/BRSPIGBSDCMCMC/vsItemDisplay.dsp&objectID=F39A773C-734C-40AE-84BB53A70D2A83FB&method=display
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shabat
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinagoga


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pesquisa sobre a Índia - turma B34


Pesquisa feita pela turma B34 sobre os costumes indianos que serão importantes para a leitura do livro As 14 pérolas da Índia, de Ilan Brenman. Na próxima semana, os alunos irão trabalhar diretamente com os contos do livro.
______________________________________________________________
ÍNDIA
Índia é um país localizado no sul da ásia. O idioma da Índia é híndi. A Índia está dividida em 28 estados e 7 territórios (6 da união e 1 da capital, Nova Delhi).
Inicialmente, a Índia era constituída por três etnias: negros (Dravidianos), orientais (mongóis) e brancos (caucasianos). Posteriormente, outros povos lá estiveram em vários períodos de sua longa história. Deve-se a isso a grande tolerância religiosa existente no país, uma vez que o povo está acostumado a conviver com uma enorme diversidade cultural, que inclui diferenças até mesmo nas línguas (que são realmente muitas).                                                                                     
A cultura indiana antiga dividia a sociedade em quatro categorias de ofícios e quatro de idades. Esse sistema tem o nome de Sanatana Dharma. Tal aspecto cultural gerou diversas distorções na sociedade contemporânea e, apesar de oficialmente banido, continua sendo infamemente praticado.
Curiosidades:
A Índia tem uma grande indústria cinematográfica. É, em termos numéricos, a maior produtora do mundo. O número de filmes feitos na Índia é superior ao de qualquer outro país. Essa é uma paixão dos indianos. Os cinemas vivem lotados e eles amam seus astros e, diferentemente de outros lugares, tudo tem a cara da Índia, sem invasões culturais, preservando a identidade deste país. Atualmente o cinema indiano, conhecido por Bollywood, é uma das maiores indústrias do mundo da sétima arte.
Religiosidade:
É o país mais místico do mundo, com cheiro de incenso, cheio de guirlandas e santos vagando pelas ruas, convivendo lado a lado com uma população progressista, moderna. Nos dias atuais, muito da influência cultural ocidental tem permeado esta cultura.                                                                                              As filosofias religiosas indianas - porque seus povos desenvolveram vários sistemas filosóficos que sempre estão associados à religião - são englobadas em cinco grupos principais: Jainismo, Sankhya e Ioga, Brabanismo, Budismo, Tantra. Quase tudo na Índia é espiritualidade; o grande propósito da cultura indiana é conhecer Deus, seja em seus aspectos pessoal ou impessoal.
Mantra
O mantra é basicamente uma vibração sonora que usamos na meditação, na maioria das vezes, mas também podemos usar independente delas Man, em sânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação. Então Mantra quer dizer Liberação da Mente. Ele acalma a mente e os nossos sentidos, relaxa o nosso corpo e também liga a gente em uma energia superior...
Alguns mantras comuns
Asa To Ma (Védico) - Considerado um dos mais belos Mantras do mundo
Om namah shiva lingan (shivaísta)
Shiva Shiva maha dêva (shivaísta)
Om shiva Om Shakti Namah Shiva Namah Shakti (shivaista)Om namah kundaliní (sânscrito)
Om namo bhagavate vasudevaya (do sânscrito)
Om tare tütare ture soha (tibetano)
Om tare tam soha (tibetano)
Namerarenguékioh kioh namere klatisfas
(Trabalho de Bianca, Guilherme e Nicoly)

Cidade de Pune
O nome "pune"(ou "poona")deriva de punya nagary,que do sânscrito, significa"cidade da virtude". A cidade fica bem embaixo de um placa chamada: Rashtrakuta de 937.
Na época a cidade era chamada:" punyavishaya"ou"punak vishaya". No século xiii a cidade ficou conhecida como "Kasbe Pune" ou "Punavadi". Por mais que os ingleses chamavam a cidade de Poona, uma prática muito comum durante raj britânico, a ortografia "Pune" tem se tornado um padrão.
(Pesquisa de Pâmela e Chayanne)




A sabedoria de Buda
 O significado de Buda: aquele que sabe de tudo.
  "De todos, o primeiro buda, Sidarta Gautama, é considerado o mais brilhante e também o fundador do budismo, no século 6 a.C., isto é, há mais de 2.600 anos."
  O príncipe Sidarta disse que todo mundo pode ser um Buda.
(Trabalho de Wallissom e Leonardo Gomes)


Deus da Criação - BRAHMA
Conforme a crença hindu, no inicio tudo escuridão e silêncio até que Brahma chegou e mudou tudo. Primeiro, fez surgir as "Águas Cósmicas" e nelas depositou uma semente.
Com o passar do tempo a semente se transformou num resplandecente ''Ovo Dourado" Brahma, que não tinha forma passou, então, um “Ano Cósmico” dentro do “Ovo Dourado” e deleficou na forma de uma divindade.ate que Brahma ganhou uma missão especial criar o mundo e suas criaturas. Mal nasceu, já começou a cumprir sua tarefa.
(Trabalho de Evelyn e Kássia)
(Pesquisa de imagens de Ricardo e Nicolas)


Ashram
Um Ashram, na antiga Índia era um eremitério hindu
 onde os sábios viviam em paz e tranquilidade no meio da Natureza. Hoje,o termo ashram é normalmente usado para designar uma comunidade.
Tradicionalmente, os ashrams situavam-se afastados de habitações, em florestas ou regiões montanhosas, no meio de amenos ambientes naturais propícios à instrução espiritual e à meditação.
Muitos ashrams também serviam como Gurukuls ou escolas residenciais para crianças.
A palavra ashram deriva do sânscrito, do termo "aashraya" que significa proteção.
(Trabalho de Jaqueline e Thafani)


O Rio Ganges

Ele situa-se ao norte da Índia e de Bangladesh e é um dos maiores rios da Ásia, a nascente localiza-se no Himalaia. O Rio Ganges recebe onze afluentes até o encontro com o rio Brahmaputra, desaguando na baía de Bengala formando um grande delta. As águas são produzidas através do degelo das enormes montanhas do Himalaia, o ria nasce no Tibet, atravessa o norte da Índia, e por último deságua no oceano  índico. A alimentação é favorecida nos períodos das chuvas, pois as enchentes do rio atingem uma área de mais de 150 quilômetros, e com isso proporciona uma ótima fertilização de sua margem, ideal  para  plantação dos produtos, tipo: trigo, arroz, algodão, açúcares e vários outros gêneros agrícolas.
Somente na cidade de Varanasi são 32 saídas de esgoto para o rio, o que torna o ritual hindu extremamente desagradável e perigoso. O rio Ganges tem uma ligação muito forte com a cultura e religião indiana. Um ritual muito comum, pessoas   visitam  todos  os  dias, que de  dia tomam banho nas margens rio Ganges, tomam a água e lançam as cinzas de familiares mortos.
Nos dias de hoje, um sacerdote hindu está trabalhando para combater toda essa poluição. Tocavam restos  de  seres  vivos  nas  margens  do  rio  Ganges. As  vacas  são  animais  sagrados que  podiam  entrar  no  rio  Ganges.
(Trabalho de Marcelo)

Taj Mahal
Considerado como uma das mais importantes construções da História da Humanidade, o Taj Mahal tem por de trás de suas edificações uma impressionante história. Durante o governo do imperador mongol Shah Jahan, houve um período de grande prosperidade material na Índia, sendo que os recursos acumulados durante esse governo permitiram a construção de vários jardins e edifícios. Na condição de monarca, Shah Jahan tinha várias esposas, mas Aryumand Banu Begam era, sem dúvida, a mais amada.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Adote um escritor 2012

       O autor adotado pela escola este ano é Ilan Brenman, nascido em Israel e morando no Brasil desde 1979.
     Cada uma das turmas de B30 da tarde fará a leitura de um dos livros do autor. A turma B33 irá conhecer a cultura judaica com a leitura do livro As 14 pérolas da sabedoria judaica. Já a turma B34 irá descobrir os mistérios da cultura indiana pela leitura do livro As 14 pérolas da Índia.
     Antes da leitura, iniciaremos uma pesquisa detalhada das riquezas de cada cultura.
    Acompanhem os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo deste mês!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A narrativa dos mitos

     A partir do final do segundo trimestre, os alunos das turmas B33 e B34 começaram a ler mitos. Lemos alguns mitos africanos, indígenas e gregos.
     As turmas leram o mito grego de Prometeu (um versão pode ser encontrada aqui), além de um mito africano que explica o mistério do Sol e da Lua e um mito indígena da origem do Jaguar.
     Conheça nossas leituras: